O câncer infantil corresponde a um grupo de várias doenças que tem em comum a proliferação incomum de células anormais; e que pode ocorrer em qualquer lugar do organismo. A doença atinge uma (1) em cada seiscentas (600) crianças.

Atinge adolescentes até a faixa dos 15 anos. A doença nas crianças tem origem nas células embrionárias primitivas, que por sua vez tem um crescimento mais depressa do que em um adulto.

Os mais comuns:

  1. Leucemia (L L C) Afeta os glóbulos brancos; é o câncer mais comum na criança e atinge cerca de 30%do total de casos.
  2. Linfomas (atinge o sistema linfático); Conhecido antigamente por doença de Hodgkins; atinge o timo, gânglios e estruturas relacionadas com o sistema de defesa do corpo. Atinge adolescentes e adultos; é raro em crianças; as faixas atingidas: adultos jovens dos 15 aos 40, e acima dos 55 anos.
  3. Os relacionados ao Sistema Nervoso Central; compreende encéfalo e medula espinhal. São os tumores sólidos mais comuns em crianças, depois dos linfomas e leucemias.
  4. Neuroblastoma (tumores do sistema nervoso periférico), geralmente ocorre na região abdominal; Atinge tanto crianças como adolescentes. São considerados tumores extra – craniano, diagnosticados durante os dois primeiros anos de vida. Ele pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas é mais comum nas supra renais e mediastino.
  5. Retinoblastoma;Tem origem nas células que formam a retina ,cujo sinal clinico mais comum é o brilho ocular na retina chamado de “ reflexo do olho de gato “.Existem duas formas da doença : hereditária e esporádica ,costuma aparecer em crianças na faixa de 2 e 3 anos de vida .
  6. Wilms (tumor renal) geralmente solido; atinge crianças na faixa dos 2 aos 3 anos de idade. Pode atingir 1 ou ambos os rins. Representa de 5à 10% do total de casos.
  7. Germinativos (ovários /testículos);
  8. Sarcomas (tumores de partes moles).

Hoje, no Brasil é considerada a primeira causa de morte entre 1 aos 19 anos de idade. Este índice é semelhante a Países desenvolvidos.