ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA SE PROTEGER DA DENGUE, ZIKA, CHIKUNGUNYA E
OUTROS… 

Por que adoecemos? Por que uns se contaminam facilmente e outros parecem “de ferro“?

Será que temos algum ganho emocional quando adoecemos? Talvez faltar à prova para a qual não nos sentimos preparados, uma trégua num trabalho estafante? Quem sabe ganhamos mais carinho, mais cuidados e atenção?

Na verdade, adoecemos porque nossas emoções e pensamentos estão em desequilíbrio, porque estamos sendo descuidados com algum dos nossos corpos: físico, mental, emocional e espiritual.

Cada um dos nossos quatro corpos contribui igualmente para nossa saúde, gerando enorme bem estar. Dar atenção apenas a uma parte de nós, por exemplo ao corpo físico, não vai substituir a atenção de que nosso corpo emocional necessita, ou seja, os quatro corpos são igualmente importantes. Cada um interfere no outro, mas não o substitui.

Então, quando negligenciamos nossas emoções podemos acarretar queda no nosso sistema imunológico, ou seja, nossos “soldados” ficam desarmados, enfraquecidos e toda sorte de vírus, bactérias e fungos nos invadem facilmente, se reproduzem e contribuem muito com nosso adoecer.

Sabe a Garça que entra no pântano para se alimentar e sai branquinha sem se sujar? Pois é assim que acontece conosco se nossa imunidade estiver ótima. Podemos até ter contato… mas não vamos adoecer.

Portanto, antes de “culpar” o colega de trabalho, da escola de ter contaminado você, se pergunte como você está cuidando da sua Saúde.

Os hospitais estão lotados, o serviço público de saúde sobrecarregado, mas aliados a tudo isso, muitas vezes consumimos de forma descuidada álcool, alimentos fast food, açúcar e gordura em excesso. Não fazemos exercícios, não lidamos bem com nossas emoções e depois desembocamos nos serviços de saúde com as consequências: diabetes, colesterol alto, articulações doentes, buscando cura mágica e medicamentos para nossos maus hábitos.

Todo mundo já ouviu falar que uma boa saúde depende de bons hábitos. Então vamos refletir…

cura emocional

Alimentação: o mais natural possível evitando todo tipo de alimentos que possuem substâncias comestíveis
ultra processadas. Aventure-se por alimentos não convencionais como o ora pro nobis, rico em proteínas e
vitaminas.

Guardiões de boa saúde: limão, gengibre, alho, sardinha, tomate, acerola.

Exercícios físicos: Exercícios físicos: Evite o sedentarismo. Você nasceu para se movimentar…

Não precisa ser rato de academia, mas caminhar, nadar, pedalar, remar e tantos outros baratos e acessíveis a todos.

Sol: Grande aliado à saúde do nosso corpo físico… fortalece os ossos, traz alegria, bom humor, luz à nossa
vida. O sol não é um demônio a ser evitado a qualquer custo. Em excesso é prejudicial como tudo.

Água, água, e água…. para beber, hidratar, limpar, por dentro e por fora .., banhos de mar nos purificam e recuperam as energias. Piscina, chuveiro, mangueira…Beba muita água durante o dia.

Vitamina D é protetora do sistema imunológico, como está a sua?

Exercícios, alimentos, sol e suplementação. Oriente-se com nutricionista / médico.

Sono: dormir entre oito e nove horas por dia é indispensável para boa saúde. O horário ideal é entre as vinte e duas e as seis horas. Para que o funcionamento da glândula pineal seja pleno é preciso sono profundo.

 

Ora pro Nobis Flora Mater

 A qualidade de seu sono vai determinar sua saúde física e emocional. Nunca se dormiu tão mal como hoje…. as queixas de sono picotado, insônia, e horário tardio para adormecer são constantes nos consultórios.

Não durma com fome, alimentos leves à noite, ingira pouca água à noite para não ter que acordar várias vezes.

Nossas crianças não são respeitadas nas suas necessidades diárias de descanso. Trocam o dia pela noite, dormem muito tarde, vão para escola sonolentas e quando voltam dormem de dia, alimentando o hábito de dormir muito tarde.

Uso de celular, TV e afins até muito tarde prejudica o funcionamento da glândula pineal, responsável pela produção do hormônio do crescimento e da renovação celular, da memorização do aprendizado.

ATENÇÃO: Um Hábito precisa em média, de 21 dias para ser modificado. Então persista.

Bem, estamos falando de imunidade para não adoecermos…e nossas emoções? Como influenciam nossa saúde física?

Como influenciam nossa saúde física?

 

Tristeza, mágoas, ressentimentos, vitimismo, melancolia, depressão, perdas: Ocasionam toda sorte de doenças respiratórias, pulmonares, gripes, sinusites, pneumonias. Estas emoções contribuem para baixar nossa imunidade, além de afetar a produção dos hormônios da felicidade.

❖ Raiva, medo, pânico, falta de limites, impulsividade, impaciência, cólera, ira, ansiedade, engolir sapos, causam distúrbios especialmente no ventre e garganta. Estômago rins, bexiga, fígado, baço, pâncreas e vesícula são detonados, causando dores, sensações de pânico e crise de ansiedade, além de afetar também nossa imunidade. Uma grande quantidade de substâncias nocivas é despejada na corrente sanguínea.

Não há como não sentir emoções negativas. Elas fazem parte do nosso corpo emocional, fazem parte de nós. Mas tanto quanto nosso corpo físico precisam ser “malhadas e aperfeiçoadas“.

Nossas emoções precisam ser ouvidas e reconhecidas para podermos evoluir em virtudes como o amor, a compaixão… Terapias são “ferramentas” indispensáveis ao nosso processo de autocuidado.

Encontre uma que lhe agrade. Fazer terapia é se conhecer, assim lidamos melhor com os desafios do nosso dia a dia.

Informe-se sobre a Terapia Floral, uma técnica gentil e amorosa de auto cuidado. Floral não é crença. É ciência. Você não precisa acreditar. Só se comprometer.

Percebeu que sua imunidade física é a chave para se prevenir das doenças, oportunistas ou não?

Então, mãos à obra.

Cuide de você como um todo: Corpo – Mente – Emoções – Espírito

E se não der ainda para ser feliz, pelo menos seja grato ao sol que o aquece, à casa que o abriga, a Deus que o ampara e a todos que o amam…

E se ainda assim você estiver mal, pergunte-se o que você pode fazer, o que você pode doar a alguém…

Comece doando amor a você.

__________________________

Clínica Flora Mater é pioneira em venda e manipulação de essências de florais na Região dos Lagos, trazendo exclusividade e bem-estar para sua vida. 

Descubra o poder transformador das flores e mergulhe no cuidado personalizado que só encontrará conosco.

Explore uma nova dimensão de equilíbrio emocional! 

📍 Estamos localizados na Av. Brasil, 792 – Parque Hotel, Araruama – RJ 

Tel: (22) 2665-2633
WhatsApp: (22) 98804-5333  

Flora Mater - Araruama